Criar uma Loja Virtual Grátis
Inseminação Intra-Uterina
Inseminação Intra-Uterina

A inseminação artificial ou inseminação intra-uterina (IIU) é utilizada no tratamento de diversos tipos de problemas de infertilidade. Os casais poderão recorrer à IIU se a qualidade ou a quantidade de espermatozóides for reduzida, se o muco cervical for contrário ao espermatozóide ou se existirem anticorpos anti espermatozóide. A IIU pode ser também utilizada em situações de infertilidade inexplicada.

Na inseminação intra-uterina, são introduzidos espermatozóides selecionados diretamente no útero. O procedimento é muito simples, devendo ser realizado por altura da ovulação no consultório do médico. Apenas são utilizados os espermatozóides presentes no ejaculado. O esperma é objeto de pré-tratamento no laboratório para separar os espermatozóides do líquido seminal. Embora este pré-tratamento resulte numa redução do número de espermatozóides, possibilita a utilização dos “melhores espermatozóides” em forma altamente concentrada.

Vários estudos demonstraram que, nos casos de anomalias do muco cervical e de fraca qualidade do esperma, o procedimento de IIU é, por si só, suficiente para aumentar a probabilidade de gravidez. Quando a IIU é utilizada para complementar o ciclo natural da mulher, o tratamento é emocionalmente menos desgastante para a mulher. Em outras situações, a IIU é combinada com uma ligeira estimulação ovária com vista à produção de dois ou três óvulos, a fim de aumentar a probabilidade de sucesso. Nesta situação, a mulher tem de ser acompanhada regularmente na clínica.

Uma vez que geralmente a inseminação só pode ser realizada uma vez por mês e o período de sobrevivência do óvulo é muito curto, é fundamental para o sucesso do tratamento que a inseminação tenha lugar durante o período mais fértil. Por este motivo, recorre-se quase sempre a uma injeção de HCG para estimular a ovulação. A ovulação ocorre geralmente cerca de 40 horas após a injeção de HCG. O médico informará a paciente da data da injeção e da inseminação e dizer também se poderão ter relações sexuais após o procedimento.

Rating: 2.4/5 (135 votos)










Total de visitas: 15899